5 coisas que você precisa saber antes de comprar piso vinílico

Produzido a partir de PVC ou vinil, o piso vinílico é um dos revestimentos mais versáteis que existe. Ecológico, reproduz com fidelidade o visual de madeiras e de pedras. É reciclável e proporciona obras rápidas e limpas. Leve e com alta durabilidade, é uma ótima opção para construções novas ou reformas. Mas antes de escolher a cor ideal para compor o projeto, é importante saber alguns detalhes sobre esse tipo de piso que podem agilizar a obra, economizar dinheiro e deixar a decoração ainda mais bonita.

Clicado ou colado?

Os pisos vinílicos estão disponíveis em manta, réguas ou placas. Eles também apresentam duas opções de instalação: clic ou cola. Os pisos clicados, que contam com sistema de encaixe que dispensa o uso de cola ou argamassa, proporciona uma instalação ainda mais rápida. “Também é uma ótima opção para ambientes com pequenas irregularidades no contrapiso ou para instalação sobre piso existente”, indica a arquiteta do Ateliê Revestimentos, Patricia Coelho.

Segundo ela, os pisos clicados podem ser desmontados e reaproveitados em outro ambiente.

O piso vinílico colado tem custo menor em relação ao clicado e é recomendado para superfícies niveladas. “Quanto mais nivelado estiver o contrapiso, mais bonito ficará o piso vinílico”, comenta a arquiteta, que ainda destaca a possibilidade de usar os vinílicos colados como revestimento de parede.

Paginação

Além de definir se o piso será colado ou clicado, em manta, régua ou placa, também é importante definir a paginação do piso vinílico antes da compra, ou seja, escolher o desenho que terá o piso.

De acordo com a arquiteta do Ateliê Revestimentos, para calcular a quantidade de piso vinílico a ser comprada é preciso acrescentar 10% a área real de instalação. Mas se a paginação diagonal for a escolhida, por exemplo, será preciso ter uma sobra maior devido aos cortes.

Agilidade na obra e no dia a dia

Para quem deseja obras rápidas, o piso vinílico é uma das melhores soluções. Ele pode ser instalado sobre cerâmica, porcelanato e outros pisos, desde que o contrapiso esteja nivelado, limpo e livre de umidade. Em apenas um dia, dois profissionais conseguem instalar cerca de 50 metros quadrados de piso vinílico.

“Como o processo de colocação não faz sujeira, o piso vinílico deve ser um dos últimos itens a ser instalado. Assim eliminamos a possibilidade de danos ao revestimento”, destaca a arquiteta.

A facilidade continua no dia a dia. Para limpar basta usar vassoura ou aspirador de pó e pano úmido. Para remover manchas e outras sujeiras, é só usar detergente neutro.

Durabilidade

Na hora de escolher o piso vinílico também é importante levar em consideração a movimentação do ambiente. Com base nisso, é possível escolher o piso vinílico para tráfego pesado, moderado e baixo.

“A resistência do vinílico está atrelada ao tipo de tráfego que ele suporta. Essa resistência é definida pela espessura de sua capa de uso e por sua espessura total. Portanto, quanto mais espesso for o piso, mais indicado para ambientes movimentados”, explica a arquiteta Patricia Coelho.

Conforto e silêncio

Com propriedades térmicas e acústicas, o piso vinílico é confortável em qualquer temperatura e não faz ruído ao caminhar.

Também é uma ótima solução de revestimento para ambientes com crianças, idosos e animais de estimação, pois não escorrega.

Ateliê Revestimentos

www.atelierevestimentos.com.br

Blog: www.atelierevestimentos.com.br/blog

Fan Page: www.facebook.com/AtelieRevestimentos

Instagram: @atelierevestimentos

 

Ateliê Revestimentos Campinas

Rua Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 490, Nova Campinas

(19) 2139-3550

 

Ateliê Revestimentos Presidente Prudente

Av. Coronel José Soares Marcondes, 3537, Jd. Bongiovani

(18) 2101-1105

 

Ateliê Revestimentos Bauru

Alameda Dr. Octavio Pinheiro Brisola, 17-39, Vila Nova Cidade Universitária

(14) 3245-0401

Comentários

comentarios